segunda-feira, 21 de abril de 2008

Crônica sobre Brasília

Deixo-vos com a crônica que Alexandre Garcia fez em homenagem à Brasília. A mensagem combinada às imagens das belezas e imperfeições da capital é adequada, linda e reflete os pensamentos daqueles devotam um carinho incondicional por tudo que o cenário candango representa.


ESQUEÇAMOS

Esqueçamos um pouco os congestionamentos, que vão piorar; os assassinatos, os assaltos, as invasões, a expansão imobiliária que ameaça o futuro. Esqueçamos nossas mazelas, nossas ilegalidades por um tempo.


No aniversário de nossa cidade, esqueçamos os defeitos, como o apaixonado que só vê a beleza e a virtude da amada. Saudemos hoje, portanto, a Brasília do sonho de Dom Bosco, realizado por Juscelino e pelos que comeram poeira e lama, até implantar no Brasil Central a cidade que tirou o Brasil do litoral.


Falemos do céu azul pintado de nuvens brancas que se encontra no horizonte com a terra vermelha, enfeitada pelo cerrado retorcido. Céu onde a vida voa nas asas dos pássaros. Onde reinam o irmão sol a enrubescer as tardes e a irmã lua com seu cortejo de estrelas.

Falemos do lago, que dá umidade ao ar e paz ao olhar. Falemos dos nossos canteiros floridos, que presenteiam as superquadras com cores e perfumes; falemos do verde que queremos verde; e falemos também do concreto, sim; o pioneiro e o moderno, as curvas de Niemeyer e todas as linhas que vieram depois.

E falemos, enfim, permita-nos amada cidade, daqueles que, apaixonados por ela a amam e a mantêm íntegra, e bela, e perfumada. E falemos até daqueles que a desprezam e a depredam, porque se o amor constrói, rezemos para que eles se convertam e nos ajudem a conservá-la jovem, para que nos proteja em seu útero com carinho, por todos os séculos dos séculos, amém.E falemos, enfim, permita-nos amada cidade, daqueles que, apaixonados por ela a amam e a mantêm íntegra, e bela, e perfumada. E falemos até daqueles que a desprezam e a depredam, porque se o amor constrói, rezemos para que eles se convertam e nos ajudem a conservá-la jovem, para que nos proteja em seu útero com carinho, por todos os séculos dos séculos, amém.


Fonte: DFTV 1ª edição, Segunda-Feira 21 de Abril 2008

1 comentários:

Anônimo disse...

oi parabens pelo Blog. eu sou do Mexico e ja fiz minhas reservas em hoteis
pra estas ferias no Brasil e com certeza vou adorar as praias brasileras.
ate