quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A Estrada da Graciosa


Os cenários que a Serra do Mar expõe é de nos deixar de joelhos. Arrebatados por tamanha beleza. Falando em coisas belas, penso logo na Estrada da Graciosa e suas maravilhas naturais.
A impressão é a de estarmos dentro de um quadro pintado por mãos divinas. O verde, do mais variado matiz, ornado pela exuberância das bromélias e orquídeas. Essas, por sua vez, acrescidas da afinidade imanente que mantêm com a neblina que as cobrem. Tudo isso parece cantar uma melodia hipnotizante.
Graciosa é também histórica. Sua construção remonta à época do Império. Foi uma trilha utilizada por índios e jesuítas. Talvez por isso, aos meus olhos, a Estrada da Graciosa esteja envolta em mistério. Testemunha de muitos ditos e não ditos.
Suas curvas sinuosas revelam sua ambiguidade: graciosa, porém, instável. Lembro das palavras do fiscal do ônibus quando a avistou : "Agora todo cuidado é pouco! "
Cuidado, sim. Com os carros e os outros ônibus que passam. Afinal, Graciosa é estreita. Admite que um carro por sentido atravesse sua trilha de paralelepídos.
Mas, esse cuidado é pouco!
Também uma espécie de zelo reverente deve ser conferido a esse lugar que enseja reflexões, risos, lazer e outras inúmeras emoções. Eu me apaixonei. E fico grata por um dia ter passado pela Estrada da Graciosa.
Eu recomendo esse tesouro da Serra do mar. Que Graciosa seja preservada!
Conclusão: Fiquei mais cativada pela a profundidade da riqueza e beleza de meu país.
Créditos da imagem: Baixaqui

0 comentários: